domingo, 16 de janeiro de 2011

Refletindo sobre a indisciplina em sala de aula

A educação ativa formal é dada pela escola. Porém,  a educação global é feita a oito mãos: pela escola, pelo pai e pala mãe e pelo próprio adolescente. Se a escola exige o cumprimento de regras, mas o aluno indisciplinado tem a condescendência dos pais, acaba funcionando como um casal que não chega a um acordo quanto à  educação da criança. O filho vai tirar o lucro da discordância pais/escola da mesma forma que se aproveita quando há divergências entre pai e mãe. (TIBA, 1996, p. 165)
Fonte: Google Images
A indisciplina tem sido um dos assuntos mais discutidos na área da educação, uma vez que esta se consigna de várias formas, independente de ser uma escola pública ou de iniciativa privada. Isso nos leva a indagar sobre a maneira mais eficaz de como deve agir diante deste problema tão corriqueiro. Além de nos levar refletir sobre a prática educativa, busca propiciar um clima de estímulo a aprendizagem, regenerando assim a autoestima dos estudantes. Conforme inúmeros relatos que se encontram nas escolas, é grande o desafio que professores tem encontrado em relação à indisciplina dos alunos, tanto na rede pública quanto na rede particular.

Mediante o exposto, venho a questionar:

O que leva os educandos de hoje a demonstrarem  atitudes tão violentas e imprevisíveis?

Porque alguns dos  nossos alunos não conseguem apresentar atitudes disciplinares favoráveis ao ambiente escolar?

O que as escolas tem feito para minimizar a indisciplina desses jovens?



Um comentário:

  1. Nossa que pesado esse cartaz que você colocou no artigo. Sempre é bom abordarmos essa questão em sala de aula principalmente nas escolas particulares onde a violência não chegou como a vemos nas salas de aula da rede pública. Além disso, cabe ao professor de Português tratar do asunto na como fazer a Redação do Enem e mostrar para os alunos como se argumenta sobre este assunto.

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