domingo, 22 de maio de 2011

Alunos realiando a tarefa proposta

Akunos realizando a atividade
Alunas do 8º ano realizando a tarefa
Mais um grupo encantado com a atividade no Jclic


Socialização de Experiência
Para o desenvolvimento do plano de trabalho foi escolhido o conteúdo Potenciação, trabalhado durante a I unidade nas turmas do 8º ano do ensino fundamental II.
Durante a explanação foi revisado com a turma regras importantes e necessárias para resolver com eficácia os cálculos de potenciação e as expressões numéricas.Verifiquei as habilidades da multiplicação (para muitos desconhecidas), questões-problemas envolvendo potenciação e suas propriedades, expressões com potências de base 10 e notação científica, sempre reforçando a idéia de que servirá como requisito para as séries posteriores,bem como o uso da notação científica nos estudos de disciplinas da área das Ciências Exatas e da Natureza.
Para aplicação dos jogos, determinei que eles elaborassem uma cruzadinha no ambiente de aula envolvendo potenciação para posterior aplicação no laboratório de informática. Entretanto, o laboratório da escola continua aguardando a instalação dos computadores. Pensei então uma maneira de aplicar a atividade na sala de aula.Levei o netebok para a sala de aula, coloquei sobre a mesa do professor(a) e convidei as duplas para participar do jogo quebra cabeça, analisando uma imagem de um professor utilizando o laboratório de informática para ministrar aulas.
A aplicação da atividade contemplou (50%) cinquenta por cento da turma, onde os demais foram informados que em outro momento irão participar também. A coordenadora pedagógica da escola presenciou a atuação dos educandos, onde foi perceptível a habilidade que estes apresentam para tal atividade,onde com apenas uma tentativa, na maioria das vezes já estavam encontrando o local correto de encaixar a figura durante tarefa.
Vale ressaltar que a atividade proposta envolveu noções de formas geométricas das figuras, muita atenção e muita concentração. Percebi muito interesse e entusiasmo em manusear o equipamento que para alguns foi a primeira vez.
Enfim, foi um momento marcante na vida daqueles adolescentes, e deixo aqui uma reflexão: precisamos nos mobilizar para que as escolas da rede municipal coloquem os seus laboratórios em funcionamento urgentíssimo. No meu caso já estou mobilizando. Em reunião este mês (maio/2011) com a Secretária Municipal de Educação fiz esta cobrança pessoalmente.

Um comentário:

  1. É muito importante que os alunos trabalhem mais de forma prática. A Educação tem mudado e os professores precisam mudar também. Vamos em frente para que o mundo mude conosco e tenhamos mais consciência de que a Educação transforma o aprendizado.

    ResponderExcluir